terça-feira, 2 de março de 2010

Trabalhando CORPO & SAÚDE

“[...] acometem as crianças e que muitas vezes causam problemas sérios quando diagnosticadas tardiamente. São doenças como aquelas que podem trazer danos à visão, audição, locomoção e outras como anemia falciforme, que atingem pessoas negras (anemia falciforme). Essas doenças, se percebidas precocemente [...] p. 174/175

ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, disponível em :
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf


NOTA - POR QUE NÃO É BOM GENERALIZAR?

Certa vez uma bióloga, hoje pesquisadora da UNESP, que atuava em um laboratório fez exame de sangue e constatou 'anemia falciforme' para 1 dos 2 dos exames coletados no mesmo momento.
Um paciente era negro e o outro branco. Ela relatou que ficou desconcertada, pois poderia ter errado os resultados e trocado as etiquetas dos frascos: o resultado positivo para a 'anemia falciforme' constava para o paciente de pele branca.
Para solucionar a dúvida, chamaram novamente os dois pacientes em questão ao laboratório e, ela mesma novamente fez os testes. O portador da 'anemia falciforme', doença muito comum na população negra, era o paciente branco.
"Era um caso raro, mas passível de surgir na população não negra" - Contou toda orgulhosa (por não ter errado).



Para saber mais:





Anemia Falciforme

anemiafalciforme1A anemia falciforme é muito comum em pessoas  negras. Portadores deste tipo de anemia são homozigotas, isto é a apresentam um gene herdado de ambos os pais (genótipo aa). Quando uma pessoa herda só um gene da anemia falciforme de um pai a mesma não desenvolve a doença, isto é, pessoas heterozigotas (genótipo Aa) para anemia não apresentam sintomas clínicos .

2 comentários:

  1. Certa vez a pedido de uma amiga doei sangue para a avó dela que ia fazer uma cirurgia.
    Passado algumas dias fui chamada pelo hospital.
    E fui informada pelo médico que eu não deveria mais doar sangue, porque eu tinha anemia falciforme e portanto eu teria que cuidar da minha alimentação para não ter anemia alimentar,que esse tipo de doença era hereditário dos descendentes africanos, sou filha de descendente de espanhol com descendente de africanos,tenho 58 anos e não tenho sintomas aparentes como os citados acima.
    Margarete

    ResponderExcluir
  2. Será que existe vários tipos de anemia falciforme?

    ResponderExcluir