terça-feira, 2 de março de 2010

DICA DE FILME:Um Crime Racial (2007) Título Original: Spinning into the butter


Confesso que tive bastante receio em fazer esta postagem. Em primeiro lugar, ela se justifica por sua historicidade - do preconceito étnico voltado aos desenhos infantis. Em minha infância assistia desenhos na TV sem se atentar para isso e creio que o objetivo do produtor deste desenho (que dá início ao filme Um crime racial) era este: incutir preconceitos nas crianças pelo aspecto lúdico e/ou talvez contando com a possível inocência dos expectadores. Em segundo lugar, a postagem também se justifica pelos aspectos pedagógicos provenientes dos embates das relações étnicas presentes no decorrer do filme. Em sua totalidade e mesmo em cada parte, este filme é um rico material para ser discutido em sala de aula sobre relações etnicas. 
Spinning into Butter (2007) - Um crime racial
"People will forget what you said
People will forget what you did
But people will never forget
how you them feel".
                               Maya Angelou
"As pessoas esquecerão o que você disse,
As pessoas esquecerão o que você fez,
Mas elas nunca se esquecerão
de como você fez elas se sentirem."
                                    Maya Angelou [Tradução minha]
Vejam um trecho inicial do Filme "Um crime racial" em: http://www.youtube.com/watch?v=TN8pQnP3Q_E
Filme: Um crime racial (2007) Original: Spinning into the butter (duração 82 minutos).
Sinopse: Depois de assumir seu novo trabalho como Orientadora Pedagógica numa pequena escola elitista, Sarah Daniels vê a sua vida virada do avesso quando ocorrem vários crimes raciais. Sarah chama a policia e vê a sua decisão ser desafiada pela direção da escola, que está mais preocupada com a reputação da instituição do que em resolver estes crimes.
Uma chamada anônima leva o jornalista Aaron até à escola. Sarah fica encarregada de o acompanhar, para prevenir publicidade negativa. Contra os conselhos de Sarah, o professor Burton decide fazer colóquios acerca do racismo que desabam em motins e Sarah vê a situação a sair fora de controle.
A descoberta da verdade que se esconde por trás dos crimes choca Sarah, levando-a a aperceber-se que não pode fugir dos seus próprios preconceitos - ela terá que os enfrentar.
Um Crime Racial revela as tensões raciais que ainda fervilham na sociedade comtemporânea desafiando-nos a olharmos para dentro de nós próprios e a questionarmos a nossa atitude.
Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário